Centros de Serviços | INSTITUTO DO CÂNCER | Estrutura

Estrutura


O Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, caracterizado com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON, de acordo com o artigo 2o da Portaria 140 de Fevereiro de 2014, GM/MS) surgiu da necessidade do hospital em oferecer um atendimento qualificado para pacientes oncológicos, através de práticas assistenciais  com eficiência no uso de recursos de diagnóstico e tratamento proporcionando segurança e conforto ao paciente.

Inicialmente, desenvolveu-se por meio do Centro de Oncologia fundado em 1991 e hoje, caracteriza-se como um Instituto que compreende uma estrutura integrada que inclui consultórios clínicos, ambulatórios de Quimioterapia e Radioterapia e Unidade de Pesquisa em Oncologia.

A equipe assistencial do Instituto do Câncer é integrada por profissionais de diferentes áreas com formação/especialização em oncologia que atuam de forma sincronizada em parceria com outras equipes assistenciais do hospital e de outras instituições colaboradoras.

Atualmente, o Instituto é centro de referência pela rede pública em oncologia para a região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul para 22 e 24 municípios para atendimento nos Serviços de Quimioterapia e Radioterapia, respectivamente, e para diversos convênios.

 

Os objetivos do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini tem foco no paciente e na comunidade:

 

Com foco no paciente:

- Oferecer em uma infraestrutura única inserida no Complexo Hospitalar Tacchini, atendimentos multidisciplinares em oncologia para diagnóstico, terapêutica e acompanhamento clínico.

- Atender e acolher o paciente e seus familiares de forma interdisciplinar e integrada.

- Oferecer atendimento de excelência e procedimentos diagnósticos e terapêuticos embasados em evidências científicas, protocolos clínicos, diretrizes diagnósticas e terapêuticas, bem como normativas de incorporação de tecnologias (artigo 34 da Portaria 140).

- Oferecer acesso a protocolos clínicos experimentais patrocinados através da Unidade de Pesquisa em Oncologia inserida no Instituto do Câncer.

 

Com foco na comunidade:

- Oferecer um serviço de excelência à comunidade;

- Atuar em ações pontuais e projetos institucionais de responsabilidade social voltados a prevenção e detecção precoce do câncer, embasados nos dados analisados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) e Sistema de Câncer (SISCAN) inseridos na Unidade de Pesquisa em Oncologia do Instituto do Câncer.

- Repassar achados epidemiológicos referentes a situação do câncer na região e em cada município (com relação a fatores de risco) às Secretarias Municipais de Saúde para ações pontuais voltadas à prevenção e detecção precoce.

 

Instituto do Câncer

Hoje, todos os recursos para o tratamento do câncer encontram-se dentro do Tacchini. São 1.500 m² de área com equipamentos de alta performance, consultórios e boxes individuais para quimioterapia. Todos os médicos que atuam no Instituto do Câncer atendem os pacientes no local, garantindo maior comodidade a todos. A equipe é formada por oncologistas clínicos, hematólogos, cancerologista cirúrgico, urologista, mastologista, cirurgião torácico, cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião da cabeça e pescoço, ginecologista, odontólogo e onco-radioterapeuta, além de uma geneticista que realiza o mapeamento dos pacientes e apoia as equipes no momento de decidirem as melhores práticas, bem como o tempo de duração dos tratamentos. Paralelo a isso, os médicos contam com o apoio das equipes multiprofissionais, acesso a equipamentos e remédios de última geração e suporte do Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Bloco Cirúrgico e Internação e Emergência 24hs.

O Instituto do Câncer presta toda a assistência necessária, desde a primeira consulta até a última sessão de quimioterapia ou radioterapia, realizando ainda o monitoramento de todos os pacientes no pós-tratamento. Hoje com 57 profissionais, todos comprometidos em garantir uma assistência com qualidade e segurança aos pacientes.

O Instituto do Câncer do Hospital Tacchini possui hoje um dos melhores equipamentos de Radioterapia do Sul do país, sendo o único da Serra Gaúcha habilitado para tratamentos com intensidade modulada (IMRT). Com isso, o Hospital Tacchini consolida-se com um dos principais serviços de radioterapia do país. O recurso garante maior precisão na hora de irradiar um tumor, permitindo definir o formato da lesão a ser tratada e proteger todos os tecidos sadios que estão ao redor. Os efeitos da radioterapia serão menores ao paciente.

Passados mais de 25 anos desde que começou a oferecer atendimento oncológico, o Hospital Tacchini, baseado nas informações oriundas da área de pesquisa da Instituição, conta com um banco de dados sobre todos os pacientes atendidos desde 2005. Desta forma, Tacchini se posiciona como um dos principais centros de tratamento de câncer do Sul do país, entregando tratamentos seguros e precisos aos pacientes.