
Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, os funcionários do Tacchini Saúde participaram de um exercício simulado de emergência sem aviso prévio envolvendo múltiplas vítimas. A atividade faz parte do programa contínuo de treinamentos da Brigada de Incêndio e Emergência e tem como objetivo preparar as equipes para atuar de forma rápida e coordenada em situações de crise.
O cenário simulado utilizou uma máquina de fumaça para reproduzir um incêndio em uma antessala das escadas de acesso ao Hospital do Tacchimed. Três profissionais foram caracterizados como vítimas desacordadas e, após o resgate, encaminhados ao Pronto-Socorro para receber atendimento.
A ação é para avaliar a atuação da Brigada de Emergência e Incêndio da Instituição observando tempos de resposta, testando protocolos de segurança, aprimorando a integração entre diferentes setores, envolvendo brigadistas e equipes assistenciais em todas as etapas, desde a retirada das vítimas até a estabilização. Ao todo, cerca de 20 pessoas participaram do simulado.
“O resultado foi positivo. Conseguimos observar a organização das equipes diante do cenário de crise. Ao mesmo tempo, cada simulado traz aprendizados e oportunidades de melhoria, e é justamente para isso que eles acontecem”, destacou Jaison Capitani, instrutor da Hangar Treinamentos, que coordenou a ação em parceria com o Tacchini.
Carlos Barbosa
Na última semana, um simulado de emergência nos mesmos moldes foi realizado no Hospital Tacchini Carlos Barbosa. Um funcionário caracterizado como vítima foi socorrido e levado para atendimento no Pronto-Socorro da instituição, em uma ação que envolveu cerca de 10 profissionais.