Postado dia 25/08/2021 às 04:08

Prefeitura e Hospital Tacchini realizam dia D de doação de sangue em Bento

O Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves têm buscado, desde o início do ano, alternativas para que o município seja um braço da hemorrede para doação de sangue. Após tratativas com o Estado e Hemocentro, a primeira ação está agendada para o dia 1º de setembro, na Unidade Zona Sul, no bairro Botafogo, entre 8h e 17h. 

 “Era uma demanda da população a coleta de sangue no município, sem que houvesse a necessidade de deslocamento. Em um esforço conjunto com o Hospital Tacchini conseguiremos viabilizar esta primeira data para doação”, destaca a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio. 

O Hospital Tacchini, irá disponibilizar parte da equipe, duas cadeiras e equipamentos, e a secretaria da Saúde o espaço físico e equipe. O lanche para os doadores será doado por empresas parceiras. A equipe do Hemocentro estará acompanhando a coleta. 

Hoje a doação é realizada no Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs), e todos os sábados é oferecido transporte gratuito para os interessados em realizar a doação. 

“Recebemos diariamente pacientes com necessidade de transfusão e é muito importante que consigamos realizar essa reposição ao Hemocentro. Cada doação é fundamental para garantir a realização dos diversos procedimentos e atendimento de emergência em que o sangue é literalmente vital”, aponta a enfermeira Líder da Agência Transfusional, Ana Paula Lemos. 

Conforme a secretária de saúde, “a meta é garantir os estoques do Hemocentro em níveis adequados para atendimento da saúde da população. Nosso objetivo é avaliar esta primeira ação e posteriormente definir a necessidade e novas datas. E que possamos criar essa conscientização da importância de doar na população”, disse. 

A doação poderá ser realizada das 8h até 17h, na Unidade Zona Sul, no Botafogo. Em virtude disso, a Unidade de Saúde estará fechada para consultas no dia da doação.

É necessário realizar o cadastro prévio no Hospital Tacchini, no telefone (54) 3455-4151.

Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:

• Estar bem de saúde

• Pesar mais de 50 kg

• Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação

• Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h

• Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação

• Não fumar por 2h antes à doação

• Ter idade entre 18 e 69 anos

• Pessoas que já receberam imunizante contra a Covid-19, podem fazer a doação, entretanto é necessário aguardar um período de 48 horas, caso tenha sido vacinado com Coronavac. Caso tenha recebido imunizante de outros fabricantes, o período de espera é de sete dias.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO