Postado dia 08/02/2021 às 09:02

Estudos clínicos contra Covid-19 seguem buscando voluntários no Tacchini

Mesmo que a chegada das vacinas contra Covid-19 seja considerada literalmente uma injeção de esperança na prevenção da doença, ainda é preciso continuar estudando alternativas de tratamento comprovadamente eficazes para combater o vírus. Por isso, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) segue buscando voluntários para participar de estudos clínicos desenvolvidos em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Desde o início da pandemia, o ITPS foi habilitado a participar de 12 dos principais estudos realizados em todo o mundo. Destes, 5 já estão fechados, 3 estão em transição entre as fases 2 e 3 do estudo e devem ser reabertos em breve, 3 estão captando voluntários neste momento e 1 deve iniciar a busca por participantes nos próximos dias. 

Até o momento, 104 pacientes já participaram dos estudos em Bento Gonçalves e nenhum apresentou qualquer reação adversa que possuísse relação com os tratamentos. Todos seguem sendo monitorados pela equipe do ITPS.  

Como funcionam as pesquisas

O objetivo dos estudos clínicos é dar uma resposta rápida sobre que medicamentos são eficazes no tratamento da Covid-19 e quais não são. Para isso, a partir de resultados promissores em uma fase inicial de estudos laboratoriais, os tratamentos começam a ser realizados em voluntários, primeiro em pequena escala e depois em uma parcela maior da população.É para esta fase mais ampla de estudos que o ITPS segue buscando voluntários.  

Estudos abertos atualmente

Dois dos 3 estudos que estão captando voluntários neste momento fazem parte do Coalizão Covid Brasil, uma aliança para condução de pesquisas formada pelas maiores instituições de saúde do país, como o Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

O primeiro, denominado Coalizão IV, avalia a anticoagulação plena com rivaroxabana em pacientes com COVID-19 que possuem risco aumentado para eventos tromboembólicos. Já o Coalizão 5 estuda o uso da hidroxicloroquina em pacientes ambulatoriais, ou seja, que não precisam de internação hospitalar. 

Já o terceiro faz parte de um estudo francês, que estuda a eficácia de uma nova droga, a ABX464, que busca diminuir os efeitos mais graves da infecção, reduzindo o número de hospitalizações e o tempo de recuperação para participantes internados.

É preciso pagar para participar?

Não. Tanto as medicações oferecidas no estudo, quanto o acompanhamento médico, incluindo a realização de exames e consultas periódicas necessárias para a realização da pesquisa são totalmente gratuitas. Ou seja, além de ter a oportunidade de auxiliar na descoberta de uma solução definitiva que pode salvar milhares de vidas em todo mundo, os voluntários ainda têm à disposição uma estrutura especializada durante a vigência do estudo.

Posso escolher qual estudo participar?

Sim. Quando o ITPS possui uma relação de estudos, são apresentados aos pacientes os estudos que se adequam ao seu quadro clínico, seguindo os critérios de inclusão de cada pesquisa. Dessa forma, cada voluntário, em parceria com a equipe do instituto, faz a opção pela proposta que mais tem interesse.  

Como participar?

Quem realiza um dos testes de detecção de Covid-19 nos Laboratórios do Tacchini recebe uma solicitação para deixar seu contato. A partir de então, a equipe do ITPS realiza a ligação e apresenta os estudos ativos, avaliando as possibilidades de participação de forma individual.

Para quem foi diagnosticado com Covid-19 a partir de testes realizados em outros laboratórios e tem interesse em saber mais sobre os estudos, basta ligar no ITPS: (54) 3455 4333, ramais 1125 e 1126 ou enviar um email para instituto.pesquisa@tacchini.com.br.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO