Postado dia 21/03/2022 às 03:03

Dia D termina com 92,5% de doações efetivadas

O 3º Dia D de Doação de Sangue de Bento Gonçalves, parceria entre o Hospital Tacchini e a prefeitura, incrementou 74 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 296 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante todo o dia 16, na Unidade de Saúde Zona Sul, no bairro Botafogo. 

A terceira edição do evento teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 16 pessoas não compareceram e outras 10 não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta.

Com isso, o evento registrou 92,5% de doações efetivadas. O número é o mais alto até o momento na comparação entre todas as ações já realizadas no município. No primeiro Dia D, foram coletadas 81 bolsas de 105 definidas como meta (77,14%), enquanto no segundo foram 82 bolsas para 100 de meta (82%).  

Os números animam as equipes envolvidas na ação. De acordo com  Ana Paula Lemos, enfermeira da Agência Transfusional do Tacchini, o comprometimento da comunidade com a causa permite que novas ações sejam planejadas em um futuro breve. 

“O Dia D é um evento complexo de ser realizado. Além de viabilizar estrutura, equipe,  parceiros e organizar doadores, também contamos com a disponibilidade de agenda do Hemocentro de Caxias do Sul. Mostrar a todos que a comunidade está engajada é fator fundamental para a continuidade do projeto. Já estamos planejando um novo Dia D ainda no primeiro semestre”, descreve. 

Para que a ação fosse concretizada, a Secretaria da Saúde proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido por empresas parceiras que preferiram manter-se anônimas. 

Estrutura no Tacchini

O hospital possui uma Agência Transfusional. O espaço é preparado para realizar procedimentos como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta desde as mudanças de diretrizes para doação, realizadas em 2018. O encerramento da atividade deve-se à necessidade do Hemocs de centralizar a produção dos hemocomponentes em um único local. 

Atualmente, a doação é realizada no Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs), e todos os sábados é oferecido transporte gratuito para quem quiser realizar a doação. Para agendar a doação em Caxias do Sul, é preciso realizar um cadastro no Hospital Tacchini, pelo telefone (54) 3451-4151. 

Paralelamente, novas edições do Dia D já estão sendo organizadas para viabilizar doações em massa no município em uma data específica. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO