Postado dia 30/11/2021 às 04:11

Comitê de Desperdício do Tacchini comemora primeiros resultados

Ao longo dos 97 anos de história, a sustentabilidade sempre foi um dos pilares da administração do Tacchini Sistema de Saúde. Em 2021, as quedas de receitas causadas pela pandemia, somados ao aumento de custo dos insumos, motivaram a criação do Comitê de Desperdício na instituição. 

Formado por 17 profissionais de diferentes áreas de atuação dentro do hospital, o grupo tem como objetivo fazer uma varredura permanente nos gastos, buscando ações que impactem diretamente na diminuição dos custos sem afetar a qualidade da assistência e a segurança dos colaboradores. E os primeiros resultados são animadores. 

A redução mais expressiva de valores foi no custo dos aventais utilizados pelas equipes assistenciais. No comparativo trimestral entre os valores gastos de março a maio e as despesas registradas entre junho a agosto, a diminuição foi de 82,77%. 

“Durante esse período, conseguimos renegociar valores de compra, mudar a cultura quanto à utilização segura e racional dos equipamentos e substituir materiais em locais onde havia essa possibilidade. Esse conjunto de ações permitiu chegarmos a um resultado expressivo”, descreve Cristina Franzen, Analista de Educação e Ensino do Tacchini, que lidera também as ações do comitê. 

Entre as reduções mais marcantes também estão o custo com cópias e impressões, que tiveram queda de 35,16%, e o custo de luvas, que diminuiu 36,15% no mesmo período. Dos 8 itens e serviços analisados inicialmente pelo Comitê de Desperdício, 7 viram seus custos baixarem a partir do engajamento de cada um dos colaboradores. 

“Mais do que diminuir custos de itens e serviços específicos, estamos construindo uma cultura de economia em cada um dos mais de 2 mil colaboradores, independente do setor onde atuam. Somente garantindo a sustentabilidade da instituição é que conseguiremos oferecer o melhor serviço aos pacientes”, completa Cristina. 

O trabalho do Comitê de Desperdício em conjunto com os colaboradores continua sendo realizado na instituição. Além da inclusão de novos itens e serviços a terem seus custos revisados, o grupo ainda analisa a possibilidade de reduzir ainda mais os gastos com alguns daqueles que já apresentaram redução. 

Membros

Os membros do Comitê do Desperdício do Hospital Tacchini são: Marcio Ramos, Jessica Peruzzo, Carlos Bertollo, Cristina Franzen, Renato Conci, Tatiane Lucas Alves, Sandra Fronza Caillava, Flaviane Lopes, Silvia Marinho de Castro, Gian dos Santos, Denner Oliveira, Daiane P. Vanni, Leiza Balbinot, Luis Franzen, Valéria Gaieski, Douglas Madruga e Andreza Dapper.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO