Instituição | Diferenciais | Coral do Hospital Tacchini

Coral do Hospital Tacchini

Coral do Hospital Tacchini

Em setembro de 1997, um grupo de 18 colaboradores de diversos setores do Hospital Tacchini se reuniu para formar um coral, a fim de suprir as necessidades de eventos internos. O grupo aceitou o desafio e começou a fazer ensaios semanais. A primeira e única apresentação foi na missa do Natal de 1997, uma vez que não houve continuidade nos ensaios e o grupo foi temporariamente desativado. Uma nova tentativa de retomar as ações, deu-se em setembro de 1998, por iniciativa da administração do Hospital Tacchini.

Desde agosto de 2002, com o retorno do maestro Geraldo Farina, o coral passou a se apresentar em municípios da região de abrangência do Plano de Saúde Tacchimed.

O coral conta hoje com 36 integrantes. Nestes 19 anos de atuação já se apresentou mais de 250 vezes nos últimos anos e passou a absorver pessoas que integravam outros grupos, da cidade. O grupo também já promoveu em duas oportunidades, encontro de Corais em parceria com a Paróquia de São Roque tendo a presença de grupos do Estado e de Santa Catarina. Em 2014 surgiu a parceria com o Coral Vale dos Vinhedos, a qual resultou em uma excursão para a Itália, ficando o maestro Geraldo Farina como coordenador da ação. O coral esteve engajado em divulgar o Hospital nas suas apresentações pela passagem dos 90 anos da instituição.

Neste ano o grupo fez apresentações no Santuário de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). Recentemente, o Coral foi homenageado pela Câmara de Vereadores com a medalha cultural 'Oscar Bertholdo', hoje a maior honraria cultural de Bento Gonçalves.