Doe Sangue

O Hospital Tacchini possui em suas dependências uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue. O setor, no entanto, não atua como um banco de sangue e, portanto, não possui estrutura para realizar coletas em grandes quantidades. O esclarecimento faz-se necessário, pois seguidamente, a mídia nacional realiza campanhas de conscientização que visam o incentivo à doação de sangue.

Atualmente, a Unidade trabalha com a capacidade mensal de coletar até 100 bolsas de sangue e quando essa capacidade é atingida, os doadores são orientados a voltar em outra data. Por determinação do Hemocentro de Caxias do Sul, todo sangue utilizado por pacientes do SUS internados no Hospital Tacchini, deve ser reposto através de doações diretamente ao Hemocs.

A Unidade de coleta e Transfusão orienta as pessoas a buscarem informações na própria unidade. O setor atende entre segunda e sexta-feira, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h às 16h. Mais informações são obtidas pelo telefone 54 3455-4151.

 

Critérios para doação de sangue:

- apresentar bom estado de saúde;

- ter entre 18 e 69 anos. Doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal de um responsável legal;

- peso mínimo de 50Kg;

- não ter contraído alguma hepatite viral após os 11 anos de idade;

- não ter diagnóstico de Doença de Chagas;

- não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.


 

São critérios de exclusão para a doação de sangue/ Não podem realizar doação:

- Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);

- Ter ingerido alimentos gordurosos em menos de 3 horas;

- Ter fumado há menos de 1 hora;

- Ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;

- Ter contraído gripe ou febre nos últimos 15 dias que antecedem a doação;

- Ter realizado tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva em menos de 12 meses;

- Ter feito vacina em menos de 30 dias;

- Outros fatores como intervenção cirúrgica e/ou uso de medicamento em menos de 30 dias, entre outros devem ser avaliadas pela equipe da Unidade de Coleta e Transfusão.

 

Importante: A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde, pois a recuperação acontece imediatamente após a doação. O procedimento é rápido, seguro e todos os materiais são descartáveis.
 

“Doar sangue é um ato de solidariedade, um gesto que pode salvar muitas vidas. Faça parte desta campanha.”