Centros de Serviços | UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO | Estrutura

Estrutura


A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini foi inaugurada em fevereiro de 1997 e, desde então, recebe doadores para coleta de sangue, realiza sangria terapêutica e transfusões sanguíneas em paciente internados e ambulatoriais. Os serviços de Banco de Sangue no Hospital Tacchini tiveram neste mesmo ano, junto ao Laboratório de Análises Clínicas da instituição.

Todos os procedimentos realizados nesta Unidade seguem rigorosamente as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão federal que regulamenta os procedimentos hemoterápicos.

Conforme acordo inter institucional, o Laboratório Hemovida de Novo Hamburgo é o responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para os pacientes de convênios e particulares e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul é o responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para pacientes SUS.

Todas as bolsas de sangue provenientes de coletas realizadas no Hospital Tacchini são encaminhadas para o Laboratório Qualitá de Novo Hamburgo, onde são realizados testes sorológicos conforme normativa, para preencher critérios e ser liberada a transfusão.

Em média são realizadas 600 transfusões por ano e 120 doações de sangue por mês. A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão é integrada por 15 profissionais de saúde e 1 assistente administrativo.