Centros de Serviços | UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO | Estrutura

Estrutura


A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue da instituição foi inaugurada em fevereiro de 1997 e, desde então, recebe doadores para coleta de sangue, realiza sangria terapêutica e transfusões sanguíneas em pacientes internados e ambulatoriais. Todos os procedimentos realizados nesta Unidadeseguem rigorosamente as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão federal que regulamenta os procedimentos hemoterápicos.

 

Conforme acordo inter institucional, o Laboratório Hemovida de Novo Hamburgo é o responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para os pacientes de convênios e particulares e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul é o responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para pacientes SUS.

 

Todas as bolsas de sangue provenientes de coletas realizadas no Hospital Tacchini são encaminhadas para o Laboratório Qualitá de Novo Hamburgo, onde são realizados testes sorológicos conforme normativa, para preencher critérios e ser liberada a transfusão.

 

Em média são realizadas 600 transfusões por ano e 100 doações de sangue por mês. A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão é integrada por 15 profissionais de saúde e 1 assistente administrativo.